Oi, pessoal!
Existem muitas dúvidas que recebo sobre pontuação dos combates. Afinal, a esgrima não é o esporte mais popular do Brasil e as pessoas muitas vezes não estão familiarizadas.
A primeira dúvida que recebo sempre é sobre a pontuação dos golpes. Afinal, em outros esportes de combate, determinados golpes valem mais do que outros. Na esgrima não. Cada toque vale um ponto, seja em qual lugar do corpo for realizado.
Outra dúvida muito comum é sobre as pules. Normalmente, em outros esportes, existem fases de grupos e outras eliminatórias e assim as pessoas confundem o formato de disputa desta primeira fase. Não se tratam de grupos fechados, onde o primeiro, o segundo e o terceiro se classificam, por exemplo. Cada atleta faz ali a sua pontuação e somados todos os atletas que disputaram esta fase, irão se classificar uma determinada porcentagem (por volta de 70% a 80% em torneios internacionais) para as eliminatórias.
Por isso também, fazer bons combates nesta fase é determinante para seguir em frente. E na fase seguinte, o melhor desta fase (ou os atletas que foram pré-classificados por ranking) vão enfrentar os piores da pule. Ou seja, se você se classifica com a pior campanha da pule, ou vai disputar mais uma fase além dos melhores ou vai pegar os atletas com melhores campanhas.
Por fim, até quando vai um combate? Nas pules, até cinco pontos ou até três minutos. Por questão de duração da competição. Nas eliminatórias, até 15 ou até o final dos três tempos de três minutos (na espada e no florete). Normalmente, como eu já expliquei AQUI, em outra postagem.
Se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.