Bia Bulcão
  • Home
  • Quem sou
    • Biografia
    • Conquistas
  • Notícias
  • Galerias
    • Galeria de fotos
    • Galeria de vídeos
  • Palestra
  • Apoie
  • TALENTS
  • Agenda
  • Apoiadores
  • Contato
30 de abril de 2021 por Imprensa

Quatro brasileiros disputam Pré-Olímpico das Américas buscando as últimas vagas em Tóquio

Quatro brasileiros disputam Pré-Olímpico das Américas buscando as últimas vagas em Tóquio
30 de abril de 2021 por Imprensa

Athos Schwantes, Bia Bulcão, Bruno Pekelman e Karina Trois serão os representantes do Brasil neste final de semana, em San José, na Costa Rica

Athos Schwantes (esq. em cima), Bia Bulcão (dir., em cima), Bruno Pekelman (esq., embaixo) e Karina Trois (dir., embaixo). Imagem: montagem sobre fotos da CBE e de Daniel Varsano/COB.

 

30 de abril de 2021.

Por: Nelson Ayres e Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

O Brasil terá quatro representantes no Pré-Olímpico das Américas, que acontece neste fim de semana em San José, na Costa Rica. Athos Schwantes, Bia Bulcão e Bruno Pekelman competem no sábado (1º), enquanto Karina Trois será a brasileira em ação no domingo (2). A expectativa é grande: a competição garante as últimas vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e, por isso, será preciso manter o foco e fazer valer toda a preparação física e técnica trabalhada nos treinamentos. O Canal Olímpico do Brasil (www.canalolimpicodobrasil.com.br) transmite ao vivo, a partir do meio-dia (de Brasília).

O desafio não será fácil, já que somente o campeão de cada modalidade vai garantir seu lugar nos Jogos Olímpicos. Depois de um 2020 sem disputas internacionais em razão da pandemia, porém, os brasileiros voltaram a se preparar em alto nível e chegam confiantes para seus confrontos.

O espadista Athos Schwantes, que estreia ao meio-dia no sábado, acredita que sua experiência será um diferencial. O atleta esteve em preparação intensa na Europa desde janeiro e chega focado para a disputa: “Estou muito otimista, empolgado e confiante. Sei que a minha força mental nunca esteve tão forte. E vou aproveitar a minha vantagem de já ter jogado dois Pré-Olímpicos para me impor em cima dos meus adversários. A vontade nunca esteve tão grande”, afirma Athos Schwantes.

Bia Bulcão entra em ação logo em seguida, a partir das 15h. A brasileira é a terceira melhor ranqueada na competição, em 81º lugar no ranking olímpico da Federação Internacional de Esgrima (FIE). À sua frente, estão somente a mexicana Nataly Michel (74º) e a chilena Katina Proestakis (78º). Depois de participar do Grand Prix de Florete, em Doha, no Catar, a atleta retomou o ritmo e quer jogar em sua melhor performance.

“Minha principal adversária sou eu mesma. Se eu conseguir jogar no nível técnico que eu posso, vou ficar bem satisfeita. Independente se o resultado vai vir ou não, o fato de eu saber que eu dei o meu melhor e que eu fui lá e fiz minha melhor performance é o que vai me deixar contente”, diz Bia. Ela vê a vaga olímpica como um resultado do seu desempenho: “Para conquistar a vaga, eu tenho que concentrar em mim. A vaga é uma consequência, eu tenho que chegar lá e jogar esgrima, fazer o que eu tenho que fazer e é isso aí. Não tem segredo”, finaliza.

O terceiro brasileiro a jogar no sábado será Bruno Pekelman, que também passou por um período de intercâmbio esportivo. O atleta treinou durante quatro semanas na Geórgia com intensidade e qualidade técnica, depois de disputar a Copa do Mundo de Sabre. Sua participação no Pré-Olímpico será a partir das 17h. Será a primeira chance de Bruno jogar uma Olimpíada, com apenas 20 anos, sendo o mais jovem dos quatro esgrimistas do país na disputa.

Karina Trois joga no domingo, no mesmo horário: a partir das 17h. Determinada em busca da vaga, a atleta do sabre quer disputar sua primeira Olimpíada. Para isso, segundo ela, o controle mental será fundamental. “Tenho que manter o psicológico bem, porque a parte física e técnica eu já tenho de sobra. Agora, é me manter com a cabeça tranquila para conseguir extrair o melhor do meu jogo”, destaca.

O Brasil já tem dois esgrimistas garantidos em Tóquio, através do ranking olímpico: Guilherme Toldo (florete masculino) e Nathalie Moellhausen (espada feminino).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

Artigo anteriorDe olho na vaga olímpica, Bia Bulcão vai à Costa Rica confiante e segura do que fez em sua preparaçãoPróximo artigo Athos Schwantes e Bia Bulcão ficam próximos da vaga, mas caem nas semis do Pré-Olímpico; Pekelman para nas quartas em sua primeira tentativa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BIA BULCÃO

Atleta Olímpica Rio 2016, foi a primeira brasileira a estar entre as 6 melhores do mundo no ranking mundial 2012/2013.

Destaque Juvenil, no Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2010, participou de quatro categorias e ganhou todas.

Notícias

Bia Bulcão é a melhor brasileira na Copa do Mundo de Vancouver1 de maio de 2025
Bia Bulcão fica com a prata em Porto Alegre e segue líder do ranking nacional26 de abril de 2025
Em Porto Alegre, Bia Bulcão tenta manter hegemonia no florete feminino nacional25 de abril de 2025
Bia Bulcão conquista classificação para o quadro principal do Grand Prix de Lima21 de março de 2025

Bia Bulcão

Atleta Olímpica no Rio 2016, primeira brasileira a estar entre as 6 melhores do ranking mundial. Medalhista Panamericana, Sul Americana e com mais de 14 títulos em Campeonatos Brasileiros

Contato

contato@biabulcao.com.br

Notícias

Bia Bulcão é a melhor brasileira na Copa do Mundo de Vancouver1 de maio de 2025
Desenvolvimento Transpiração

BIA BULCÃO

Atleta Olímpica Rio 2016, foi a primeira brasileira a estar entre as 6 melhores do mundo no ranking mundial 2012/2013.

Destaque Juvenil, no Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2010, participou de quatro categorias e ganhou todas.

Agenda de eventos

Nenhum evento encontrado!