Oi, pessoal!
Uma dúvida muito comum que as pessoas têm é sobre a disputa por equipes na esgrima. Afinal, a contagem de pontos e de tempo é totalmente diferente da disputa individual. E vale muito o espírito de time para vencer essa competição.
Primeiramente, é preciso entender que são nove encontros, onde cada atleta pode fazer um máximo de três jogos. Um atleta da equipe enfrenta outros três atletas. E pode haver substituição antes de determinado encontro. Ou seja, a escolha do reserva é mais do que apenas um substituto em caso de emergência. Taticamente, esse atleta pode ser decisivo.
O tempo máximo é de 3 minutos em cada jogo (exceto no sabre, onde não há contagem de tempo). E o número de pontos é o que gera mais dúvidas. Vamos entender: no primeiro duelo, quem chega a 5 pontos, encerra o encontro. No segundo, quem chega a 10 pontos e assim sucessivamente, até 45, no último encontro.
Isso não quer dizer que você só pode fazer cinco pontos num encontro. Isso é válido apenas se você estiver na frente do placar e o número de pontos que o atleta anterior conseguiu é o máximo que aquele encontro permitia.
Exemplo: digamos que o meu time esteja perdendo por 15 a 12 no terceiro encontro. Eu posso fazer oito pontos no quarto encontro, para chegar a 20. Já o atleta do time que está vencendo, esse sim, só pode fazer um máximo de cinco, para chegar aos mesmos 20. Entenderam?
No próximo texto, vou explicar o quanto cada atleta joga pelo outro na disputa de equipes. E se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.