Bia Bulcão
  • Home
  • Quem sou
    • Biografia
    • Conquistas
  • Notícias
    • Blog da Bia
  • Galerias
    • Galeria de fotos
    • Galeria de vídeos
  • Palestra
  • Apoie
  • TALENTS
  • Agenda
  • Apoiadores
  • Contato
3 de outubro de 2022 por Imprensa

Com força máxima, esgrima do Brasil embarca para Assunção em busca de grande desempenho nos Jogos Sul-Americanos

Com força máxima, esgrima do Brasil embarca para Assunção em busca de grande desempenho nos Jogos Sul-Americanos
3 de outubro de 2022 por Imprensa

Equipe brasileira conta com os melhores atletas do país para essa competição e vai com confiança de bons resultados em Assunção, no Paraguai

 

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação

Publicado originalmente no site da CBE

A esgrima brasileira parte nesta sexta-feira (30) para mais um grande desafio internacional. Desta vez, o destino é Assunção, no Paraguai, onde serão realizados os Jogos Sul-Americanos. O evento multiesportivo, que tem o começo de disputas neste domingo (2), receberá a delegação brasileira contendo 20 esgrimistas do mais alto calibre, entre eles, Bia Bulcão. Promessa de vitórias e medalhas.

Chefiada pelo Mestre Alexandre Teixeira, o time tem: Nathalie Moellhausen, Amanda Netto Simeão, Victoria Vizeu (para jogar equipe), Alexandre Camargo, Athos Schwantes e Leopoldo Gubert (equipe) na espada. No florete, Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Daphne Becher (equipe), Guilherme Toldo, Henrique Marques e Paulo Morais (equipe) defendem o Brasil, enquanto, no sabre, Karina Trois, Luana Pekelman, Pietra Chierighini (equipe), Bruno Pekelman, Fabio Salles e Enrico Pezzi (equipe) são os representantes. Todos serão acompanhados pelos treinadores Ricardo Ferrazzi, Alkhas Lakerbai e Marcos Cardoso.

Além deles, foram chamados Talia Calazans e Pedro Marostega como reservas. A escolha dos atletas levou em conta bons resultados em duas armas visando a polivalência dos substitutos caso haja necessidade.

Apesar de vasta vivência no esporte e um currículo recheado, a campeã mundial de 2019, Nathalie Moellhausen, viverá na capital paraguaia uma experiência nova. A espadista disputará pela primeira vez na carreira os Jogos Sul-Americanos e está curiosa para saber como será.

“Nunca participei antes dos Jogos Sul-Americanos e estou curiosa para saber como vai ser a organização. A sensação vai ser como participar de uma Olimpíada, de um Pan-Americano. Sei que serão menos países, mas será um grande compromisso em que me preparei da melhor forma. Desde o Mundial (realizado em julho deste ano no Cairo, no Egito), eu não parei de treinar, principalmente a parte física”, disse Nathalie.

Por outro lado, Bia Bulcão já sentiu a sensação de jogar os Jogos Sul-Americanos. Não só jogar, mas medalhar. Na última edição ocorrida em Cochabamba, na Bolívia, em 2018, a floretista conquistou duas medalhas: um ouro por equipes e um bronze individual. Como já conhece o caminho da glória sul-americana, ela está confiante para o evento multiesportivo.

“A expectativa é boa. Eu me preparei bem, sei que tenho boas chances de medalha. Vai ser um campeonato difícil, tem atletas que foram para Olimpíada, esgrimistas fortes aqui da América do Sul. Na última vez, a gente ganhou (nas equipes) e acredito que o Brasil chega bem”, analisou a atleta.

Em 2018, o país conseguiu seis medalhas nas disputas da modalidade: três de ouro, duas de prata e uma de bronze. Os títulos vieram de Guilherme Toldo, da equipe de florete masculina e feminina, os vice-campeonatos foram obtidos na espada com Athos Schwantes e Amanda Netto Simeão, além do bronze de Bia no individual.

Confira abaixo a programação da esgrima nos Jogos Sul-Americanos 2022:

Domingo, 02/10:

Florete individual feminino;

Sabre individual masculino.

Segunda, 03/10:

Espada individual feminina;

Florete individual masculino.

Terça, 04/10:

Espada individual masculina;

Sabre individual feminino.

Quarta, 05/10:

Florete feminino por equipes;

Sabre masculino por equipes.

Quinta, 06/10:

Espada feminina por equipes;

Florete masculino por equipes.

Sexta, 07/10:

Espada masculina por equipes;

Sabre feminino por equipes.

Artigo anteriorCom Bia Bulcão, São Paulo brilha e leva os dois títulos em disputa no último dia de Brasileiro Interclubes AdultoPróximo artigo Bia Bulcão abre a participação da esgrima brasileira com bronze nos Jogos Sul-Americanos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BIA BULCÃO

Atleta Olímpica Rio 2016, foi a primeira brasileira a estar entre as 6 melhores do mundo no ranking mundial 2012/2013.

Destaque Juvenil, no Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2010, participou de quatro categorias e ganhou todas.

Notícias

Por que a roupa de esgrima é branca?6 de novembro de 2025
Bia Bulcão fica a uma vitória do quadro principal na Copa do Mundo de Palma de Mallorca6 de novembro de 2025
Em ótimo momento na carreira, Bia Bulcão disputa etapa da Copa do Mundo na Espanha5 de novembro de 2025
Com mais dois ouros, Bia Bulcão fecha temporada 2025 na liderança do ranking nacional2 de novembro de 2025

Bia Bulcão

Atleta Olímpica no Rio 2016, primeira brasileira a estar entre as 6 melhores do ranking mundial. Medalhista Panamericana, Sul Americana e com mais de 14 títulos em Campeonatos Brasileiros

Contato

contato@biabulcao.com.br

Notícias

Por que a roupa de esgrima é branca?6 de novembro de 2025
Desenvolvimento Transpiração

BIA BULCÃO

Atleta Olímpica Rio 2016, foi a primeira brasileira a estar entre as 6 melhores do mundo no ranking mundial 2012/2013.

Destaque Juvenil, no Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2010, participou de quatro categorias e ganhou todas.

Agenda de eventos

novembro 2025
nov 06 - 09 2025

Copa do Mundo

Mallorca | Espanha
Nenhum evento encontrado!