
Oi, pessoal!
Eu tinha prometido falar um pouquinho mais das disputas por equipes e o quanto é importante ter atletas que joguem uns pelos outros. Afinal, o próprio nome diz, é uma disputa por equipes e todos precisam entender os pontos fortes e fracos de cada um, desde o técnico até o reserva.
Já participei de equipes maravilhosas, onde uma competia pela outra e o técnico sabia o momento certo de utilizar cada peça. Esse é o conceito mais importante. Nenhuma atleta, por melhor que seja, conseguirá chegar aos 45 pontos sozinha. Todos dependem de todos. As três que estão fora jogam com a atleta que está na pista. Espírito de equipe.
E aí, não importa que um atleta seja muito melhor que os outros do time. E mesmo o reserva tem papel fundamental. Além de precisar estar preparado para entrar em caso de contusão, ele pode ser peça fundamental taticamente. Como?
Imagine que eu seja a melhor atleta de um time, consiga ter um desempenho bom contra as três titulares do outro time, mas o meu jogo não encaixe tão bem com a reserva deles. O técnico adversário tem que perceber isso para utilizar a peça com o objetivo de frear a pontuação da melhor atleta do outro time.
E nem sempre o técnico escala a melhor atleta para enfrentar a melhor do outro time no último jogo, como é o padrão. Abrir vantagem ou segurar vantagem é uma aposta importante que o bom profissional no fundo de pista consegue perceber.
Se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.