Oi, pessoal.
Uma dúvida muito comum no florete diz respeito aos pontos. Enquanto no sabre, por exemplo, você pode tocar com qualquer parte da arma e a espada você pode tocar em qualquer parte do corpo, o florete é mais específico. E por isso que é melhor arma – eu e metade do mundo achamos assim, o blog é meu e é assim que vai ser!
No florete, o ponto acontece quando a ponta da lâmina atinge o tronco do adversário. Ou seja, vale o toque no peito, nas costas e na lombar. Não vale tocar no pé ou na cabeça. E o toque é registrado exatamente pelo colete que utilizamos no jogo.
Ou seja, luz verde é ponto de um atleta, luz vermelha é ponto do outro. “Mas Bia, vi um jogo seu e várias vezes aparecia a luz branca. Foi ponto do árbitro?” Não. Na verdade, não foi ponto de ninguém. Significa que a ponta do florete tocou em alguma superfície não válida, o pé, por exemplo.
E se acender a luz verde e vermelha? Vai valer o ponto para quem iniciou a ação ofensiva ou para o atleta que defendeu um golpe e fez uma resposta.
Se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.