
Oi, Pessoal!
Está acontecendo agora o Campeonato Mundial de Veteranos e eu queria aproveitar para falar um pouco das categorias de esgrima. Afinal, são quatro fases diferentes e uma infinidade de faixas etárias dentro destas fases
Para começar, temos as categorias sub-9, sub-11 e sub-13. Podemos dizer que ali é o momento que as crianças estão experimentando a esgrima. Não devemos cobrar exageradamente uma competitividade destes meninos e meninas, é a idade onde eles estão em aprendizado na vida, na escola e no esporte. Por mais que sejam potenciais futuros craques.
A partir do sub-15 temos atletas em processo de amadurecimento visando a categoria adulto. Ali o praticante começa a virar a chave e entender onde quer chegar. Os grandes craques começam a se destacar em faixas etárias superiores e ganham experiência de jogo, vivência em competições, que vão servir de base para o futuro. Todos devem passar pelas etapas do esporte, até o sub-20.
No adulto, os objetivos estão definidos. O atleta de alto rendimento deve se dedicar a este objetivo e traçar sua estratégia. Quer ser um atleta olímpico? Quer disputar apenas algumas competições internacionais? Quer disputar apenas torneios locais? Cada atleta tem seu nível de exigência e sacrifício e é preciso entender até onde você é capaz de se doar.
E finalmente, os veteranos. Que podem ser ex-atletas que gostam de seguir praticando ou pessoas que conhecem a esgrima tardiamente e praticam como atividade esportiva. Não importa, trata-se de saúde, socialização, diversão, cada um com seu objetivo de vida, até onde o corpo aguentar. O importante é jogar!
Se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.

