
Olá, pessoal!
Uma dúvida que muitos seguidores meus têm diz respeito aos “Mundiais”. Mas Bia, você não jogou um Mundial na semana passada? Bia, quantos Mundiais existem por ano? É comum as pessoas confundirem as coisas.
Na verdade, existe um Circuito Mundial de Esgrima, assim como existe no tênis, vôlei de praia, tênis de mesa, entre outros. Esse circuito busca democratizar o esporte em vários cantos do mundo, permitindo que atletas de todos os continentes possam jogar uma etapa mundial e enfrentar adversários de várias escolas. No Brasil, por exemplo.
O Circuito é composto por três Grand Prix, cinco Copas do Mundo e sete Torneios Satélites para cada arma, por temporada. Sempre começando após o verão europeu, com os Torneios Satélites, que valem menos pontos para o ranking mundial, e tendo na sequência as Copas do Mundo e Grand Prix, de forma alternada. Estes últimos valem mais pontos.
É importante o planejamento do calendário para chegar ao topo do ranking. Financeiramente e fisicamente, é impossível jogar todas as etapas. Por isso, é importante escolher bem as etapas que vai jogar. A pontuação no ranking também é importante, pois determina, por exemplo, se você vai estar na chave principal de forma direta, sem passar pelas etapas preliminares.
E o campeão mundial? Esse é o vencedor do Campeonato Mundial, que acontece uma vez por ano, no fim da temporada, geralmente no mês de junho. Ali estão todos os grandes nomes de todas as armas. Em resumo: o bicho pega!
E se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.