Brasileira venceu no quadro de 128 e foi superada por atleta de Hong Kong por 15×11 no 64

Em competição com 211 atletas, a esgrimista brasileira Bia Bulcão iniciou sua temporada internacional no Grand Prix de Turim, na Itália, com uma campanha sólida e bons sinais de evolução após três meses focada na preparação física e técnica.
A competição marcou o retorno da atleta ao circuito mundial após o período de base, fundamental para sustentar o alto nível ao longo da temporada.
Atual integrante da elite do florete mundial, Bia enfrentou uma poule extremamente equilibrada e com adversárias de alto nível. A brasileira terminou a fase com quatro vitórias e duas derrotas, sendo cabeça de chave do grupo.
Entre os combates, destaque para as vitórias contra atletas da Rússia (5×4), Geórgia (5×4), Itália (5×0) e Moldávia (5×1). As derrotas vieram diante da medalhista olímpica francesa Ysaora Thibus (5×2) e de uma adversária ucraniana (5×3).
“Foi uma poule bem forte. Consegui jogar bem e, ao longo dos combates, fui me encontrando melhor dentro das distâncias e estilos diferentes”, avaliou a atleta.
Classificada para o quadro eliminatório preliminar, Bia venceu sua primeira eliminatória ao superar uma atleta alemã por 15×13 em um combate equilibrado.
Na disputa seguinte, válida pelo quadro de 64 preliminar, Bia acabou sendo superada por 15×11 pela atleta de Hong Kong, atual 38ª do ranking mundial, encerrando sua participação na competição.. Com o resultado, Bia encerrou sua participação na competição na 81ª colocação entre 211 atletas, em um Grand Prix que reuniu algumas das principais nomes do florete feminino mundial.
Segundo Bia, o retorno ao ritmo competitivo foi um dos principais desafios da prova.
“Depois de um período mais longo focado em preparação, senti um pouco a diferença do ritmo de competição, principalmente na adaptação ao estilo das adversárias e também à leitura da arbitragem. Isso é algo que melhora naturalmente conforme você volta a competir com frequência”, explicou.
Apesar da eliminação antes do quadro principal, a atleta destacou a evolução ao longo do dia e avaliou positivamente o desempenho geral.
“Claro que o objetivo é sempre chegar ao quadro principal, mas saio satisfeita com o nível apresentado e com os ajustes que consegui fazer durante a competição. Esse é um processo importante dentro da construção da temporada.”
Agora, Bia segue em período de treinamentos na Itália antes da próxima etapa do circuito internacional, mantendo o foco na preparação para as principais competições do ano.

