Bia Bulcão é uma das atletas que integrou a equipe brasileira.
No último domingo, 30 de junho, o Brasil encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Esgrima em Lima e com um bom resultado do florete feminino por equipes, que conquistou a medalha de bronze na competição.
A equipe de florete feminino é composto por Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Ana Toldo e Gabriella Vianna.
A estreia na competição foi contra a Colômbia e as brasileiras levaram a melhor, vencendo por 45 a 29. Na partida seguinte válida pela semifinal, o Brasil foi superado pelo Canadá por 45 a 17. Já na disputa pela medalha de bronze contra o Chile, a equipe verde-amarela venceu por 45 a 40.
“Conseguimos ganhar o primeiro jogo da Colômbia, um placar mais tranquilo, depois jogamos contra a equipe do Canadá que é bem experiente, a 5ª equipe do mundo, em seguida nos preparamos muito bem para o jogo com o Chile e vencemos a partida. Foi uma competição boa, acho que jogamos muito bom como uma equipe mesmo que em alguns combates eu não consegui entrar tão bem, as outras meninas conseguiram jogar bem, mantendo a estratégia, mantendo a calma, eu também tive a estratégia e mantive a calma para manter ou buscar placar, e ai a gente foi tendo essa tranquilidade, confiando uma na outra, o que acredito que foi muito bacana”, analisou Bia Bulcão sobre os combates por equipes.
Essa é uma equipe renovada que já mira um bom desempenho no ciclo olímpico Los Angeles. Bia Bulcão, Ana Toldo e Mariana Pistoia já jogam juntas a um tempo e Gabriela Viana chega para fortalecera equipe que mira o próximo ciclo olímpico.
“Trabalhamos muito bem estrategicamente e criamos uma bom conexão entre as atletas espero que possamos manter isso para o ciclo, é uma equipe renovada, na verdade eu, a Toldo e a Mariana Pistoia já medalhamos em outras edições, mas essa equipe foi formada visada as próximas competições do ciclo”, concluiu Bia Bulcão.
A brasileira Bia Bulcão é a única atleta que medalhou em todas as edições por equipe do florete feminino em Pan-Americano, ela soma o total de 4 medalhas (20111, 2017, 2018 e 2024.