Oi, pessoal!
Muita gente me pergunta sobre o que a gente usa no jogo de esgrima para proteger a cabeça. E constantemente falam sobre o “capacete”. Claro, é uma máscara. Mas é uma máscara bem tecnológica, tá?
Para começar, vamos desfazer a confusão. Não é capacete, de jeito nenhum. O objetivo é a proteção do rosto, por isso é uma máscara. A parte de trás não tem proteção. Se fosse um capacete, toda a cabeça estaria protegida.
E protege mesmo, Bia? Sim, protege. Existe até um teste de coragem que fazemos com os mais novos, apontando a arma direto na parte frontal da máscara. A maioria desvia, mas não é necessário.
Quando eu falei da tecnologia, me referia a isso. Ela tem uma proteção de 1600 newtons, que equivale a força de um objeto de 1600 quilos acelerado a um metro por segundo ao quadrado. Ou seja, não se preocupe, não há chance de a máscara se romper. O equipamento deve ser todo acolchoado e permitir a ventilação.
E cada arma tem um tipo de máscara. A que tem a parte do pescoço branca, é da espada. A do florete, tem essa parte com tecido metalizado. E a do sabre é toda metalizada, afinal, vale o toque em qualquer lugar do corpo.
Se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.