Oi, pessoal!
Hoje eu queria falar um pouco dos passos básicos do jogo de esgrima. Afinal, não pode ser como nas novelas e filmes, onde os mocinhos e mocinhas partem em busca de atacar os inimigos e se defender da morte. Este é um jogo, com estratégia, como já expliquei aqui no blog.
O primeiro é o básico: a Posição de Guarda. Lembrem-se que falamos aqui, sobre o início do jogo? É exatamente esse momento, com os pés do atleta um pouco afastados. Ali é atenção total, pronto para o combate.
O marchar, como o próprio nome já diz, lembra uma marcha. O pé da frente avança e o pé de apoio alcança na sequência, sempre avançando. Existe também o romper, que é exatamente o movimento reverso, para se defender de um ataque.
Para buscar o ponto, você pode usar o afundo, o principal movimento de ataque. Alonga o braço, avança com uma das pernas e estica a de trás. Isso vai te dar o impulso necessário para conseguir atingir o adversário. E existe a flecha, uma forma de surpreender o adversário com a velocidade. Literalmente: se joga!
Na defesa, você utiliza a parada, para bloquear o ataque adversário com a lâmina; e a resposta, quando consegue iniciar uma nova ação, após um bem-sucedido bloqueio.
Tem muita coisa para aprender, não é verdade? Mas vocês vão compreender que não é tão complexo assim.
Se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.