25 de junho de 2021.
Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Matéria Publicada pela Confederação Brasileira de Esgrima
Após uma bem-sucedida experiência na 1ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes, com a espada, no Rio de Janeiro, agora é a vez do florete. A 2ª Etapa acontece neste final de semana (26 e 27), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, no início de uma nova caminhada com objetivo nos Jogos de Paris e boas disputas nas pistas, na retomada do calendário nacional.
O feminino marca bem esta nova fase. Principal nome do Brasil nos últimos anos, Bia Bulcão desponta como uma das favoritas nesta competição. Mesmo não conquistando a vaga nos Jogos Olímpicos, a brasileira, líder do ranking nacional em 2019, voltou para a Itália e seguiu se dedicando para construir uma história vitoriosa em 2024. E mostra muita felicidade por retomar sua caminhada em Porto Alegre.
“Quero jogar alegre, jogar solta, quero me divertir. Essa preparação na Itália já está trazendo boas mudanças que fiz no meu jogo. Ainda estou tentando encontrar o equilíbrio entre estas mudanças, o estilo de combate antigo e algumas ações que são características minhas. Essa é uma prova boa para eu experimentar”, diz a medalhista pan-americana.
Bia venceu quatro das cinco competições nacionais no último ano de calendário, em 2019. Mas ela não é a única candidata ao ouro nesta etapa. Jogando em casa, Mariana Pistoia, terceira colocada no último ranking, foi a única a vencer uma competição nacional naquela temporada, além de Bia Bulcão.
“Estou bem feliz e motivada com o retorno das competições. Essa primeira prova em especial é um pouco difícil de esperar algum resultado específico, porque não temos nenhuma prova como base. Mas meus objetivos são quase sempre os mesmos, jogar bem e vencer a competição. E domingo não vai ser diferente. Espero fazer uma boa prova, vai ser muito bom voltar a competir depois de tanto tempo”, afirma a atleta.
Entre os homens, mais duelos interessantes. Sem a presença de Guilherme Toldo, que se prepara para os Jogos de Tóquio, Pedro Marostega, Henrique Marques e Heitor Shimbo aparecem como principais apostas. No Sub-20, nos dois naipes, nomes como Lorenzo Mion, Paulo Morais, Gabriela Vianna e Talia Calazans prometem bastante na competição.
Nova bolha no Sul
A exemplo do que aconteceu na primeira competição do ano, com pleno sucesso, o formato de bolha será novamente aplicado na etapa de Porto Alegre, com os participantes sendo submetidos a exames RT-PCR, utilizando um hotel oficial e sem poder ter contato com agentes externos durante o período de disputas. O evento é fechado ao público.
“Essa retomada é um momento importante para o Brasil, para mostrar que, apesar das dificuldades, podemos fazer as competições com segurança. Acho importante estar participando”, ressalta Bia Bulcão.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com