Oi, pessoal!
Neste mês vou disputar o Campeonato Mundial Militar de Esgrima pela primeira vez. Participam atletas esgrimistas militares, muitos deles medalhistas olímpicos e mundiais. E o Brasil vem se destacando cada vez mais nas disputas esportivas militares.
Eu entrei no Programa de Atletas de Alto Rendimento do Ministério da Defesa em 2019. Ele contribui para o desenvolvimento do desporto nacional de rendimento, educacional, de participação e de formação e seus atletas representam o Ministério da Defesa e Forças Armadas em competições nacionais e internacionais, caso destes Jogos.
Mais do que isso, ele é fundamental para nós atletas podermos ter ótimas condições de treinamento. Podemos usar as instalações militares em viagens e para etapas de treinamento. Isso ajudou a impulsionar o desempenho do Brasil nas Olimpíadas. Nos Jogos de 2012, os atletas militares eram 19% da delegação. O número subiu para 31% em 2016 e ficou em 30% nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021.
Nomes como Raphael Baby, Yane Marques e Beatriz Souza são alguns dos muitos que receberam esse apoio e servem ao Exército, como eu. Espero continuar fazendo jus ao investimento e representar bem o país novamente no exterior!
Se tiverem mais dúvidas, podem perguntar lá no direct: @biabulcao no Instagram.